PORTAL DO INFERNO E GARRA (GEOSSÍTIO 23)

Arouca
Descrição
A sudeste da área do Arouca Geopark situa-se o Portal do Inferno, em pleno coração do Maciço da Gralheira, a cerca de 900 metros de altitude, sobre rochas metamórficas anteriores ao Período Ordovícico, moldadas pelos agentes de geodinâmica externa, que incutem à paisagem um aspeto escarpado.

Soerguendo-se entre dois pequenos riachos, um afluente da Ribeira de Covas do Monte, a Este, e outro afluente da Ribeira de Palhais, a Oeste, esta «portela» foi, desde sempre, referenciada como local de passagem íngreme que amedrontava todos quantos por ali passavam. Durante os meses pluviosos de inverno a Ribeira de Palhais exibe uma cascata sazonal de elevada beleza cénica.

O Portal do Inferno faz a divisão administrativa entre o concelho de Arouca e o de S. Pedro do Sul observando-se, inclusivamente, parte da aldeia de Covas do Monte pertencente ao último concelho referido.

Este geossítio é um local com elevado interesse panorâmico, especialmente para a «garra», que não é mais do que uma forma de relevo entrecortada por diversas linhas de água, mais ou menos profundas, que faz lembrar a garra de uma ave de rapina. A primavera é a estação do ano de eleição para observação da «garra», pois esta fica pintada de amarelo e lilás pelas flores da carqueja e do tojo e da urze, respetivamente.


Local: Arouca
Casa do Passadiço

Casa do Passadiço

A Casa do Passadiço tem uma localização privilegiada inserida no Arouca Geopark, no coração da...
Mais informação
Vila Guiomar - Casa da Eira

Vila Guiomar - Casa da Eira

Localiza-se na freguesia de Alvarenga, a 5km do Rio Paiva e 20km do centro de Arouca. Tem 7...
Mais informação
CASA DOS BIFES SILVA

CASA DOS BIFES SILVA

Alvarenga, para além de ser considerada pelos seus habitantes como «capital do mundo», é também...
Mais informação
O MINEIRO

O MINEIRO

Depois de se percorrer a estrada que serpenteia pelo seio da montanha, surge a aldeia de...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação