Ponte da Panchorra

Resende
Descrição

Implantada a cerca de 1000 metros de altitude, unindo as margens do rio Cabrum, a Ponte da Panchorra é um belíssimo exemplo de arquitetura vernacular [tradicional].
Ponte de dois arcos, apresenta aparelho regular nas aduelas [pedras que formam o arco] e irregular na silharia [pedras] da restante estrutura, o que pode indicar um trabalho de mestres locais ou regionais, destinado a suprir as necessidades de acesso da comunidade às suas propriedades agrícolas e silvícolas.
Nesse sentido, distancia-se em importância e técnica das suas congéneres, edificadas a jusante, nomeadamente as pontes de Ovadas, Lagariça e Nova, quase na foz do Cabrum. Não deixa, porém, de ser um exemplo de infraestrutura comunitária.
A travessia aproveita os afloramentos das margens do rio para apoiar os seus pilares, sobre os quais assenta o tabuleiro horizontal com guardas, conferindo-lhe a robustez necessária à passagem de carros agrícolas e à circulação de gado.
Embora a Panchorra seja referida já nas Inquirições [inquérito administrativo] de 1258, só no século XVI se separou do termo de Ovadas, onde se situava o antigo centro religioso da freguesia medieval. Tornou-se, então, curato [paróquia], sendo a ermida de São Lourenço o novo polo religioso.




Local: Resende
Casa de Campo de Enxidrô

Casa de Campo de Enxidrô

Combinando o encanto rústico com as comodidades funcionais que hoje se exigem, a Casa de Campo...
Mais informação
Casa de Tapadeirô

Casa de Tapadeirô

Esta casa de campo situa-se numa encosta do Montemuro, voltada a nascente, a 4 km do rio Douro....
Mais informação
O Ribeiro

O Ribeiro

Tem capacidade para 75 pessoas. As especialidades são, bacalhau à rego do boi, frango de...
Mais informação
Recanto dos Carvalhos

Recanto dos Carvalhos

Imaginou ser possível comer uma pizza Lavrador ou Capucha? No Recantos dos Carvalhos, na...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação