Igreja do Salvador de Tabuado

Marco de Canaveses
Descrição

Embora as fontes atestem a existência, no século XII, de dois templos em Tabuado, um dedicado a Santa Maria e outro ao Salvador, este parece ter vingado como orago titular.
Esta Igreja é, contudo, de fundação posterior, provavelmente de meados do século XIII, conforme nos indica a rosácea protogótica da fachada principal e outros elementos ornamentais do edifício.
O portal principal destaca-se pela sua qualidade: tímpano apoiado sobre mísulas [pedras salientes de apoio] em forma de cabeças de bovídeo (tal como no Mosteiro de Paço de Sousa, Penafiel) e capitéis talhados com motivos vegetalistas. Também aqui se apresenta o motivo de pérolas, recorrente no românico das bacias do Tâmega e Sousa.
O campanário apresenta-se como uma torre defensiva. No corpo da nave e ao nível do arco cruzeiro persistem dois contrafortes, que acentuam a volumetria da Igreja.
No interior, o que mais se evidencia do românico é o arco triunfal, cujas arquivoltas assentam sobre duas colunas, sendo as impostas decoradas com dentes de serra e círculos encadeados. Os seus capitéis resultam de um arranjo contemporâneo.
Vibrante é a pintura mural do século XVI que preenche a parede fundeira da capela-mor, representando Cristo juiz, ladeado por São João Baptista e São Tiago Maior.


Local: Marco de Canaveses
Casa da Garagem

Casa da Garagem

Inserida no empreendimento Casa da Torre de Portomanso, a Casa da Garagem dispõe de dois...
Mais informação
Casa dos Becos

Casa dos Becos

Casas antigas, restauradas com todo o charme e conforto da vida moderna, integradas no meio de...
Mais informação
Pizzaria Quatro Estações

Pizzaria Quatro Estações

Abertos há 11 anos, a base da sua gastronomia é a Italiana, mais concretamente a das pizzarias...
Mais informação
Relógio de Sol

Relógio de Sol

"O Município de Penafiel tem referências ancestrais no produto Gastronomia e Vinhos. Já desde a...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação